Projetos
Em cerca cinco anos, a população correspondente a 8 "Brasis" não terão moradia adequada, de acordo com a UNESCO. A má qualidade da habitação em seu significado mais amplo, impacta diretamente no desenvolvimento social, humano e educacional de crianças, além de causar diversos malefícios à saúde física e mental, perpetuar a pobreza e as desigualdades sociais de toda população (Bouillon, 2012).
O crescimento no déficit de moradias é exponencial - 7% em dez anos, o que significa 7,78 milhões a mais de unidades habitacionais deficitárias (WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, 2017).
Casas insalubres: calcula-se 11 milhões de moradias inadequadas no Estado de São Paulo. 22,2% das habitações de famílias com renda de até 3 salários mínimos são inadequadas no Brasil;
Falta de acesso: mais de 80% da população reforma suas casas sem um arquiteto, ou qualquer assistência técnica. A Autoconstrução traz soluções precárias que ocasionam problemas de saúde e segurança, acidentes e aumento de custos na obra.
Problema de gênero: As mulheres são, em sua maioria, o núcleo e o esteio familiar e econômico. Contudo, as mulheres são as principais responsáveis pelos domicílios caracterizados como déficit habitacional entre 2016 e 2019 (Fundação João Pinheiro). Elas são as mais afetadas em todos os aspectos: comprometimento da renda com aluguéis, habitações precárias e coabitação familiar forçada.
Atualmente, são 24,9 milhões de habitações no Brasil somente em déficit qualitativo, ou seja, moradias urbanas que possuem alguma inadequação e proporcionam condições indesejáveis de habitação e necessitam de adequação, sejam elas de infraestrutura urbana, fundiária ou edílicas (Fundação João Pinheiro, 2021).
Atuamos de maneira interdisciplinar por meio de projetos e negócios sociais a partir dos núcleos:
Habitação e Comunidades
Geração de emprego e renda
Consultoria, Assessoria e Mentoria social
Os objetivos do desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU - ODS são nossos norteadores
O ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis tem nosso principal foco na Agenda 2030. Atuar pelas cidades e comunidades sustentáveis é estratégico, pois pode interferir direta e indiretamente em muitos outros aspectos do desenvolvimento sustentável. Além deste, nossos projetos impactam fortemente os objetivos 1- Erradicação da pobreza, 4- Educação de qualidade, 5- Equidade de gênero, 8- Trabalho descente e crescimento econômico, 10- Redução das desigualdades, 16- Paz, justiça e instituições eficazes e 17- Parcerias e meios de implementação.
A questão habitacional tem uma relação direta com 67 das 169 metas dos ODS e 38 metas indiretamente relacionadas.
PORTFOLIO DE PROJETOS
SE ESSA RUA FOSSE MINHA
Este projeto atua na qualificação dos espaços públicos e desenvolvimento local em bairros irregulares e em vulnerabilidade social, fortalecendo a participação social, o desenvolvimento local, a economia e o acesso à cidade. São consideradas ações de Acupuntura Urbana e Urbanismo tático para impactar positivamente as comunidades periféricas, com a proposta de instalação de parques, praças, mobiliários urbanos tecnologias urbanas sustentáveis e espaços de convivência. Atualmente, atuamos em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Santa Clara para auxílio na regularização fundiária, engajamento comunitário e restauração da autoestima e pertencimento, viabilização da reforma de um Centro Cultural e Sede da Associação de Moradores do Bairro e implantação de Áreas verdes e urbanização sustentável.
MULHERES MÃO NA MASSA
O projeto Mulheres Mão na Massa busca ampliar as oportunidades de mulheres para atuação na construção civil e em outras áreas, com mão de obra qualificada. Temos como objetivo a mobilização de mulheres em São José do Rio Preto para despertar a cidadania feminina e a capacitação humanizada profissional gerando autonomia para melhoria de vida e o fomento ao empreendedorismo, geração de emprego e renda para sustentabilidade das famílias envolvidas.
Em parceria com a empresa SHIFT, oferecemos em 2021 a capacitação "Tecnologia no seu DNA", que trouxe de maneira híbrida conteúdos sobre Protagonismo feminino, Autocuidado, Competências comportamentais, Gestão de negócios, Inclusão digital e Tecnologia, além de encontros de mentoria com a turma. Foram cerca de 20 voluntários da empresa capacitados para o projeto e 40 mulheres impactadas pelo projeto.
REFORMA PROFISSA
Reforma Profissa é um negócio social desenvolvido pelo núcleo de Habitação e Comunidades que tem por objetivo garantir o acesso à habitação de qualidade por meio da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS e das Reformas Habitacionais.
Grande parte das reformas habitacionais de baixa renda são realizadas sem assistência técnica, planejamento ou serviços qualificados, o que resulta em moradias de baixa qualidade, com problemas de salubridade. A autoconstrução, além de gerar riscos, são demoradas e mais caras pela falta de planejamento e uso incorreto dos materiais, gerando insegurança e desperdícios.
Em parceria com escritórios de arquitetura, oferecemos soluções completas de reforma residencial, com serviços acessíveis de projeto e planejamento de obra, gerando conexão, acesso, profissionalização, baixo custo e agilidade.
A CIDADE QUE QUEREMOS
Inspirados pelo importante momento de eleições que passamos em 2020, o Instituto Tri criou o Manifesto "A Cidade que Queremos". Evento que conta com o Apoio Institucional da ONU HABITAT e faz parte do movimento Circuito Urbano. Durante quatro meses, foram publicados semanalmente no Diário da Região e em mídias virtuais artigos de convidados de importância intelectual e representativa da cidade de São José do Rio Preto - SP, para que cada um pudesse expor sobre seus anseios para "A Cidade que Queremos". O tema norteador dos artigos em 2020 foi "A Cidade que Queremos - Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis”. O projeto culminou em um evento online transmitido pelo Youtube do Circuito Urbano - Onu Habitat assistido por mais de 540 pessoas.
Na segunda edição de 2021 da Cidade que Queremos - Instituto Tri, convidamos profissionais e representantes da cidade de São José do Rio Preto - SP, para dialogarmos sobre as "Cidades na linha de frente da ação climática". O e o tema norteador dos artigos foi "A Cidade que Queremos - Cidades Sustentáveis". Os(as) convidados(as) agregaram ao tema todo seu conhecimento e experiência profissional, abordando a temática nas diversas perspectivas da sustentabilidade, diversidade, saúde e resiliência, pautados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Assim como no ano anterior, foi transmitido pelo Youtube do Circuito Urbano - Onu Habitat um painel de discussões a respeito das mesmas temáticas citadas acima. O evento já tem mais 420 visualizações.
CONSULTORIA, ASSESSORIA E MENTORIA SOCIAL
O serviço de Consultoria, Assessoria e Mentoria visa o fortalecimento, capacitação, orientação e auxílio às empresas e organizações da sociedade civil que se movimentam em prol de uma causa socioambiental.
Este trabalho tem por objetivo promover sociedades pacíficas, inclusivas, sustentáveis, construir instituições eficazes e responsáveis, bem como fortalecer os meios de implementação dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU, além de propor e revitalizar parcerias em diversos níveis para o desenvolvimento sustentável.
Através de uma visão externa e profissional, é possível buscar desenvolvimento e inovação em áreas como Sustentabilidade, ESG, Responsabilidade Social, Pessoas, Projetos e Gestão em uma parceria afinada entre o cliente e sua equipe em conjunto com nossa equipe.